Drops de mercado | Julho 2020

Na recente pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, as vendas de livros tiveram um aumento durante a quarentena.

A pesquisa relata um crescimento de 31% entre os dias 18 de maio a 14 de junho comparado com o mesmo período do mês anterior.

Dessa a forma utilizando a STILINGUE monitoramos o que as pessoas estão comentando sobre o desejo de comprar livros.

Gráfico: Publicações ao tempo do War -Room STILINGUE | Período: últimos 6 meses

Através do gráfico podemos notar que a partir de março identificamos um crescimento no interesse por livro.

Desde janeiro temos mais de 200 mil publicações sobre o desejo e desde o início do ano,

Desde o início do ano, junho foi o mês com mais publicações, representando 26% do total e apresentando uma crescimento de 37% no volume de publicações contra o mês de maio.

Onde estão publicando?

Como demonstra os gráficos, o Twitter é o canal mais importante para escutar o que estão desejando no contexto de livros, seguido do Facebook e Instagram.

Quem está comentando?

As mulheres são as que mais publicam sobre o interesse em livros e os homens representam uma pequena parcela.

Desta forma ao planejar uma peça de comunicação sobre vendas de livros é importante analisar público com mais compartibilidade com o contexto, através deste artigo você encontra mais informações.

O que estão falando?

Para análise dos termos consideramos os meses durante a pandemia, desde março até junho.

Período: últimos três meses
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

O termo livro é evidentemente o maior, mas podemos ver o interesse na compra do livro através dos termos “quarentena”, “eu só queria” e “quero comprar”.

O que podemos ver através dos termos?

Quarentena

Nem sempre o que foi planejado no inicio da pandemia foi cumprido, muitos relatam que tinham uma lista de atividades para realizarem como ler livros, porem a seguir vemos que a realidade é outra

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Quero comprar

O desejo de compra vem muitas vezes acompanhado da ansiedade de comprar mais livros sem antes mesmo de ter terminado os atuais, além do mais existe a vontade de possuir livros para decoração da estante .

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Juntamente com a questão da estante é possível ver comentários daqueles que já leram o livro no formato digital porém ainda preferem comprar o físico, justamente para ver a capa, que tem sua arte, e decorar o ambiente.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: Em fim é importante escutar a tendencia atual da relação do leitor com os livros. Os aspectos levantados são relevantes para considerar um possível ativação de campanha e retomar a base de leitores e compradores.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.