Drops do mercado | Julho 2020

Com a chegada da pandemia as vendas online passaram a ganhar bastante espaço no mercado brasileiro

Podemos ver o crescimento através do movimento Compre&Confie, que informou que o e-commerce brasileiro faturou R$9,4 bilhões em abril, apresentando aumento de 81% contra o mesmo período do ano passado.

Dado ao ganho de importância podemos cruzar o acontecimento através das citações nas mídias sociais

Gráfico: Publicações no tempo do War-Room STILINGUE | Período: março a junho

Dessa forma ao analisar os termos de compra e retire observamos que há uma recorrência nas publicações. Mas quando comparamos os dois primeiros meses do isolamento social (março e abril) tivemos 4% mais publicações do que os meses seguintes (maio e junho).

Assim como o início do isolamento social apresentou 14% mais publicações do que os dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro).

Canais

Primeiramente o canal Reclame Aqui com maior número de publicações, seguido do Facebook, Instagram e Twitter.

Quando analisamos o Reclame Aqui nos últimos quatro meses, março foi o período que mais concentrou problemas (41%), quando teve o início do isolamento social.

O que estão comentando?

Período: março a junho
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Um dos motivos para a escolha do compre e retire é a ausência de frete, porém não ocorre em todos os casos.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Outro benefício é o a conveniência ao recebe o produto em poucas horas ou dias e a facilidade de retirar o produto, no entanto, através das publicações encontramos as dúvidas e falta de informação da compra.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Sob o mesmo ponto de vista, com a abertura dos estabelecimentos a população demostra rapidez em comprar no site ou via Whatsapp e retirar no local.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Além dos relatos compartilhados sobre a experiência de compra surgem as marcas de grandes varejistas, Mercado Livre, Casas Bahia, Ponto Frio, Americanas.com e Magazine Luiza.

Considerações

  • Ao oferecer o serviço de compre e retire é importante oferecer a notificação do produto;
  • Canais de atendimento disponíveis para eventuais problemas e dúvidas da compra;
  • Transparência na oferta do serviço;
  • Implementação de um sistema integrado entre as lojas físicas e online, omnichannel.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.