Drops do mercado | Setembro 2020

Em uma recente publicação realizada pelo portal E-commerce Brasil foi levantada a importância da avaliação de produto no varejo online.

Eles comentam que a avaliação do produto faz toda diferença na hora do consumidor tomar sua decisão de compra e relatam o índice (E-Commerce Quality Index) em que 52% dos consumidores consideram a avaliação para a tomada de decisão.

Mas, como podemos analisar na visão do consumidor quando ele compartilha nas redes sociais se ele indica ou não o produto e serviço que ele adquiriu?

Análise

Através do social listening realizamos uma busca das publicações que contem as palavras comprar e indicação e conseguimos capturar os dados à seguir.

Gráfico: Publicações ao tempo do War – Room Stilingue

No gráfico podemos observar que a partir de meados de maio temos um crescimento no volume de publicações mas agosto foi o mês que apresentou maior pico desde março, com 21% de importância.

O público que mais compartilha sobre as indicações são as mulheres concentrando 69% das publicações e os 31% restantes, os homens.

Os comentários possuem mais teor positivo, 37%, do que negativo, 31%.

O que estão indicando?

No gráfico de termos correlacionados podemos encontrar recomendações desde produtos, lojas e marcas e até tipos de tratamento que envolve produtos de beleza.

Por termos mais mulheres publicando sobre a temática podemos encontrar que a amiga é peça fundamental para a escolha da próxima compra como forma de influenciar através das suas avaliações de produtos, serviços ou lojas.

Quando comentam sobre loja surge a discussão se vale a pena compra na loja física ou online pois relatam suas experiencias de compra podendo ser recomendada ou não, como é o exemplo que vemos do Mercado Livre e Amazon.

Já em produtos encontramos recomendações do que usar no cabelo como o uso de shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação.

Ainda, os livros também são comumente indicados entre amigos para a compra do próximo rótulo a ser lido.

E por fim os atributos como marca e preço são lembrados entre os compradores como considerações no momento da compra.

Considerações

A utilização de ferramentas de social listening é cada vez mais imprescindível para o acompanhamento da experiência de compra do consumidor e os reflexos desta compra nas recomendações para futuros consumidores.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.