Drops do mercado | Julho 2020

Segundo uma publicação feito na Exame a pesquisa por Air Fryer aumentou significativamente, antes da pandemia, estava em apenas 27 pontos na pesquisa do Google e subiu para 71 em abril e tem se mantido nesse nível. 

A partir disso foi feita uma análise dentro da STILINGUE, para identificar o aumento do termo “air fryer” e suas variações nas redes sociais e o desejo de compra durante a pandemia.

Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE

No gráfico acima é notável alguns picos na volumetria de publicações, no mês de março para o mês de abril houve um aumento de 46% no desejo de compra por uma Air Fryer, já de abril para maio diminuiu o aumento para 8%, por fim de maio para junho o aumento chegou a 1%, apenas.

Os dois maiores picos de publicações (5 e 6 de julho) se deu devido a criadora de conteúdo sobre educação financeira, @Nathfinancas , que mencionou no twitter que comprou uma Air Fryer, levando a uma comoção na rede social.

Air Fryer nas redes

Das redes sociais que as pessoas mais comentaram sobre a decisão de compra foi no Twitter com 71% das menções, em segundo lugar o Reclame Aqui com 15%, em seguida Facebook e Instagram com 4% e 3% respectivamente.

Gráfico 02: Representatividade na internet do Radar STILINGUE
Gráfico 02: Representatividade na internet do Radar STILINGUE

Fazendo um adendo ao canal Reclame Aqui, houveram algumas reclamações em relação a dificuldade em estorno de valores, em cancelamento de compra sem motivo e produtos com defeito. Algumas empresas como Polishop, Havan e Magazine Luiza foram mencionadas.

Apesar do Reclame Aqui estar em segundo nas redes mais utilizadas, grande parte das publicações tinha conotação neutra (45%) , em segundo positivo (29%) e por fim negativo (26%).

Gráfico 03:  Distribuição por sentimento do Radar STILINGUE
Gráfico 03: Distribuição por sentimento do Radar STILINGUE

O que os consumidores estão falando?

Gráfico 04: Termos Relacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 04: Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Dos assuntos que os internautas mais mencionam é relacionado a vontade de comprar a Air Fryer, além de dicas de como preparar alimentos e dicas de receitas, como por exemplo batata frita e pão de queijo. Por outro lado, há comentários voltados para o preço do produto em questão.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Considerações

Por fim, vale ressaltar o quão necessário é monitorar a saúde da sua marca nas redes sociais. Como por exemplo o que seu público e possível público estão falando sobre seus produtos, seja algo a melhorar como funcionalidade ou serviço, ou elogios e desejos de compra, podendo partir disso uma oportunidade.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.