Drops do mercado | Agosto 2020

No último mês a Stilingue analisou o desejo dos consumidores de comprar ou de consumir as mais diversas categorias de mercado.

Dentre as mais desejadas podemos encontrar os alimentos, roupa e viagem .

Ainda, podemos encontrar algumas mudanças de interesse das categorias ao longo do dias.

Como foi o desejo de compra dos consumidores no último mês?

Com mais de dois milhões de comentários analisados diante do desejo, o canal Twitter é o principal concentrando 96% das publicações.

Quem externaliza mais são as mulheres com 68% e os outros 32% os homens.

Os principais termos utilizados pelos consumidores para expor o seu desejo são:

  • “Eu só queria”- 84%
  • “Quero comprar” – 9%
  • “Preciso comprar” – 6%

Agora, quais são as categorias?

Através das publicações encontramos um possível desejo maior para alimentos (16,9%) e roupas( 16,6%), ambos apresentando importância maior que o restante, como viagem e

Porém quando analisamos o ranking dia a dia durante o mês podemos identificar algumas mudanças na relevância de cada categoria.

Gráfico: Ranking e Evolução do War-Room Stilingue

Vejam que o gráfico nos ajuda a entender a sazonalidade das categorias analisadas, roupa e livros aparecem mais vezes e a categoria de celular ganhando relevância nos últimos dias devido ao evento de lançamento da Samsung que anunciou o novo Galaxy Note 20.

A seguir um detalhe maior da principal categoria.

Alimentos

A categoria de alimento apresenta relevância não só através dos dados coletados, como também é uma das categorias mais compradas nos supermercados nos meses de abril e maio, segundo dado divulgado pela Dotz. Os principais itens estão ligados à tendência de cozinhar em casa que são creme de leite, fermento, massa fresca e azeite.

Portanto, através da análise, os principais itens com maior desejo de consumo são:

  • Chocolate
  • Pizza
  • Churrasco
  • Bolo
  • Brigadeiro
  • Bolo De Chocolate
  • Brownie
  • Bolo De Pote
  • Pipoca
  • Açaí

Ainda vale lembrar que cerveja (53%) e vinho (24%) são as bebidas que mais aparecem com mais recorrência no contexto da alimentação, seguidos de Coca-cola (marca ou categoria refrigerante) e chocolate quente, ambos com 6% de importância.

Considerações

Ao analisar as publicações dos consumidores através do seu desejo de compra ou consumo é possível entender a sazonalidade da categoria em questão.
Por fim o monitoramento da categoria suporta no atendimento ao consumidor para interagir com o mesmo para possíveis promoções e comunicações direcionadas para as suas necessidades.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.