O brasileiro sempre sonhou em ter a casa própria e com o passar dos meses diante da pandemia, que impactou o setor, o mercado voltou em julho quando tivemos um alta registrada nas compras de imóveis na cidade de São Paulo, segundo a Secovi.

O dado reportado mostra que julho teve um crescimento no número de imóveis vendidos na cidade de 45% quando comparado com junho.

E através das publicações da população também podemos encontrar publicações em crescimento relacionado a compra de imóvel.

Gráfico: Publicações ao tempo do War -Room STILINGUE

Através do gráfico podemos encontrar que julho teve um aumento no volume de publicações de 68% contra o mês de junho que pode estar relacionado a vontade de comprar um imóvel.

Ainda, o pico apresentado no final de abril foi referente as publicações que mencionam a Thelma, ganhadora do BBB20, onde os internautas comentam que gostariam do prêmio para comprar uma casa própria.

O que a população deseja?

Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

As narrativas possíveis de serem encontradas através das publicações nas redes sociais estão relacionadas a vontade de comprar uma casa e em alguns casos relatam o desejo de sair da cidade grande e morar no interior ou até mesmo na praia.

As publicações contemplam a espera em conseguir dinheiro suficiente para comprar a casa dos sonhos e arremetem que o emprego é um vetor para conseguir realizar a compra.

Por outro lado também encontramos publicações que os filhos estariam expressando seu desejo em comprar uma casa para os seus pais como uma forma de retribuição pelo carinho e cuidado que receberam ao longo de suas vidas.

Ainda, há a discussão entre alugar ou comprar o próprio imóvel em que a recomendação de alguns é manter o aluguel é mais barato que a parcela do financiamento e ainda compartilham dicas de investimento para manter o aluguel ao invés de financiar.

Por último, as marcas que possuem mais engajamento na temática que compartilham dicas se é melhor comprar uma casa ou um terreno, como o perfil Mercado Imobiliário, assim como dicas de como tornar o sonho uma realidade como a MRV e a Construtora Tenda.

Considerações

A atual conjectura econômica leva o consumidor brasileiro a revisar seu plano de investimento e a casa acaba sendo um dos mais importantes bens, desta forma, avaliar o sentimento e necessidades através do social listening é uma forma de estar mais próximo do consumidor.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.