Drops do mercado | Maio 2020

Em 2019 o Youtube liberou uma lista com os games mais populares no Brasil e o primeiro da lista é o Minecraft seguido por Free Fire e é na plataforma que ocorrem milhares de acessos todos os dias em busca de dicas, vídeos e reviews. Na STILINGUE não é diferente, quando realizamos uma busca com o termo “como jogar” a plataforma com maior relevância é o Youtube com 81% de importância e Facebook em segundo com 12%.

Ao longo dos últimos três meses observamos que as publicações contendo o termo “como jogar” teve aumento de 36% em abril contra março indicando um maior interesse pelo entretenimento. As principais narrativas podemos observar a seguir.

O que estão publicando?

Período: 01/03 a 28/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Muitas publicações são referentes as dicas sobre as funcionalidades dos jogos, como, capa no Free, arma, paraquedas e atualização da versão do jogo, portanto são publicações especificas do universo de games.

Qual dispositivo é o mais usado?

Apesar do computador ser o dispositivo mais usado para as publicações com 90% de representatividade, é possível encontrar dicas de como jogar no celular assim como o uso de emulador que permite executar jogos de computador no celular, o que poderia ser uma conveniência que o jogador esteja buscando, já que as publicações de “como jogar” e “celular” cresceram 69% em abril contra março. Seria uma tendência para essa quarentena?

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: O mercado de games tem grande relevância na indústria de entretenimento, segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) só no ano passado o setor atingiu um faturamento de US$1,5 bilhão e deve crescer em torno de 5,3% até 2022 no Brasil. Portanto com um mercado promissor é importante monitorar as tendências que ocorrem diante do tema assim como as principais comunidades que comentam sobre a temática.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.