Drops do mercado | Junho 2020

Nas últimas 24 horas a Stilingue monitorou a novidade do Whatsapp e até o momento temos mais de 2 mil publicações que envolvem a nova funcionalidade

As publicações estão concentradas em primeiro lugar no Twitter com 72% seguido pelo Facebook com 22% e Youtube com 4%.

Mas o que a população está comentando nas mídias sociais sobre a nova funcionalidade? 

Período: 15/06/2020
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Brasil

É o primeiro país a receber a novidade de pagamento através do aplicativo, mas e não é a primeira vez que o Whatsapp escolhe o Brasil para um lançamento. A empresa também selecionou o país para lançar a sua primeira propaganda publicitária global que foi com a temática carnavalesca, no dia 13 de fevereiro. 

Para a empresa, o Brasil é um dos maiores mercados do aplicativo, não só em número de usuários, mas também na utilização do aplicativo, segundo o diretor de operações no Brasil, Matt Idema. Ainda comentou que o aplicativo é usado por pessoas quanto por pequenas empresas o que poderá ajudar no aumento dos pagamentos digitais e ampliar a economia digital dos pequenos empresários no país.

Pagamentos e dinheiro 

A principal funcionalidade permitirá o envio de dinheiro para contatos ou empresas através do aplicativo que funcionará a partir dos cartões de crédito ou débito cadastrados no Facebook Pay e os primeiros bancos serão; Sicredi (19,9%), Banco do Brasil (23,7%), Nubank (26,5%) e a Cielo (29,9%) que será a credenciadora que viabiliza a transação e que concentra mais publicações dentre as empresas que participaram do lançamento da funcionalidade.

Através de suas contas no Facebook, as marcas anunciaram o lançamento.

E ainda tivemos a bandeira de cartão, Mastercard, e o varejista, Magazine Luiza publicando a novidade.

Segurança

O termo golpista surge em 6% das publicações, que em sua maioria é a população comentando que o aplicativo é comumente usado para golpes.
Ainda, segundo as instituições financeiras durante a pandemia foi reportado um aumento de 45% nos casos de fraudadores que utilizam o aplicativo para aplicar golpes.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Mas através da resposta do Nubank podemos ver que as instituições estão atentas as necessidades de segurança.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Por fim vemos que o lançamento da funcionalidade impacta na era da digitalização dos meios de pagamento, pois ao traçar um paralelo podemos ver na STILINGUE que o termo vendas e Whatsapp cresceu 25% no segundo trimestre (01/abr a 15/jun) comparado com o período equivalente do primeiro trimestre de 2020 (01/jan a 15/mar).

As publicações em sua maioria contempla perfis de comerciantes que utilizam a sua conta no Instagram, o principal canal das publicações, e o Whatsapp como o meio de comunicação com o cliente.

Será que em breve também teremos pagamentos no Instagram?

Considerações: Com a chegada do meio de pagamento através de uma plataforma digital o mercado brasileiro passa a encontrar outras alternativas para as transações bancárias, levando assim a um amadurecimento e facilitando o negócio para os pequenos empreendedores.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.