Drops do mercado | Junho 2020

No dia 15 de julho realizamos uma análise sobre o lançamento do método de pagamento através do Whatsapp mostrando a vantagem que seria para os pequenos empreendedores.

Porém no dia 23 de junho o Banco Central suspendeu o serviço.

Como podemos ver a relação com o PIX?

Gráfico: Publicações ao tempo do War -Room STILINGUE | Período: últimos 3 meses

O gráfico nos mostra dois picos de publicações no período de três meses sobre o termo PIX.

Primeiro o lançamento do Whatsapp Pagamentos, dia 16 de junho quando mencionaram que poderia ser integrado com o PIX.

E o segundo no, dia 23, quando o presidente do Banco Central, Roberto Campos, discursou na reunião do Fórum Pagamentos Instantâneos as novidades sobre o PIX.

O Twitter é o canal com maior representatividade, 69% logo depois o Facebook com 17% e o por último o Youtube com 9%.

O que é o sistema PIX?

Termo: PIX | Período: últimos três meses
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Primeiramente é um sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central lançando em fevereiro de 2020 e a previsão que comece a funcionar em novembro deste ano.

Além de pagamento também permitirá realizar transferência bancária simultâneas de forma eficiente e segura sem limite de horário.

E na reunião o presidente do Banco Central, Roberto Campos, informou a novidade que a pessoa física poderá realizar saque por meio das lojas varejistas

Concorrência

Assim como vimos o sistema permitirá pagamentos podemos encontrar publicações mencionando uma possível concorrência entre o PIX e Whatsapp Pagamentos.

Nesse sentido as publicações mencionam que o Banco Central não gostaria da concorrência.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Em contrapartida é possível que o Whatsapp venha aderir ao PIX, podendo ser uma retomada do serviço do aplicativo quando o sistema passar a funcionar.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: Como vimos o cenários de inovação de sistema de pagamentos no Brasil está bastante voltado para o sistema do Banco Central, o PIX.
Ainda é incerto que o Whatsapp Pagamentos funcionará no Brasil antes do PIX.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.