Drops de mercado | Julho 2020

Com a chegada do surto do coronavírus no Brasil, a economia sofreu um grande impacto devido as medias do isolamento social. Diversas empresas tiveram que fechar as portas ou encontrar soluções paliativas para continuar operando.

Essa situação nao foi exclusiva de pequenas e médias empresas, as grandes também foram impactadas.

Um reflexo disso foi demonstrado na variação do Ibovespa neste período. Em janeiro o índice estava próximo de 120 mil pontos, máxima histórica. No auge do isolamento social apresentou uma grande queda chegando a quase 63 mil pontos.

Com a retomada, ainda que tímida, da economia e o relaxamento das medidas de isolamento social os investidores voltaram a ficar otimistas com a bolsa elevando o índice novamente ao patamar de 100 mil pontos no dia 10 de julho.

Veja o comportamento das publicações diante do contexto.

Gráfico: publicações ao tempo | Período: 30 dias

O gráfico mostra o retrato dos dias que mais publicam sobre a bolsa de valores, que são durante a semana, dias que a bolsa opera.

Ao analisar a semana anterior, 10 de julho foi o dia com mais publicações, quando o índice voltou para os 100 mil pontos.

A semana apresentou 21% mais comentários do que a semana anterior.

Os principais canais que concentram as temáticas são

O Twitter é o principal canal, seguido de Blog, Youtube e Facebook.

O Youtube é bastante usado entre especialistas do assunto para comentar a situação da bolsa assim como publicam dicas sobre investimentos.

Perfil & Sentimento

As publicações são em sua maioria do público masculino, em segundo as organizações e por fim as mulheres.

Os dados apontam que há espaço para as mulheres desenvolverem o tema sobre a bolsa de valores.

E por fim, durante os trinta dias analisados os comentários positivos e negativos apresentaram valores aproximados.

O que estão publicando?

Período: 14/jun a 12/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

A partir das publicações dos últimos 30 dias podemos afirmar que tivemos variações de alta e de queda durante o período além de ter influência do mercado exterior no valor da bolsa.

Ainda as publicações contendo análise do índice da bolsa e quais tipos de ações são interessantes para a criação de uma carteira de investimento, configurado como renda variável.

Além de conter dicas de como se tornar um day trader para operar na bolsa de valores e assim conseguir o máximo de retorno do valor investido

Por outro lado também temos a discussão sobre a renda fixa e o tesouro direto é um dos tipos de investimento comentado.

Considerações

O mercado de renda variável passa a ficar mais positivo com o retorno do índice no patamar de 100 mil pontos.
As recomendações são feitas através dos perfis e é possível encontrar video aulas e-books para gerir as ações na bolsa.
E ainda é um espaço dominado pelos homens havendo espaço para a mulheres explorarem a temática.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.