Com saudades da praia? Ansiosos para viver dias de sol, mar e água fresca? Ou talvez sem mar, mas com muito calor e céu azul? 

Com o verão se aproximando, as novas coleções do mundo fashion já começam a entrar no guarda-roupa dos brasileiros. E, surgem, claro, as novas tendências.

Separamos alguns destaques do que as principais comunidades da moda têm discutido nas redes sociais. Confira!

Fashion Clusters

Imagem 1: Gráfico de Rede de Influenciadores do War-Room STILINGUE

Para entender as principais comunidades do mundo da moda e como elas interagem entre si e com seus seguidores, veja a distribuição e clusterização dos perfis mais influentes:

  • Grupo 1: Predominantemente formado pela imprensa e veículos de comunicação com inserções de influenciadores digitais com atuação também informativa, como Hugo Gloss.
  • Grupo 2: Forte presença das tradicionais marcas de fast fashion e a proximidade com o grupo 1 revela sincronia e possibilidades de conversas e interações facilitadas: @voudemarisa, @riachuelo, @cea_brasil são exemplos.
  • Grupo 3: Compartilhando de terminologias frequentes nas coleções de roupas, marcas de sapatos como @dakotacalcados, @santa_lolla, @arezzo, @dakotacalcados destacam características como “chique”, “conforto”, “leveza”, “práticos”. 
  • Grupo 4: Tendências de acessórios se aproximam do universo de sapatos, com atuação de marcas como @carmensteffens, @chensonbrasil, @lelisblanc e comentam também sobre “estampas” e “flores”.
  • Grupo 5: as it girls e ditadoras das tendências surgem navegando entre todos os setores e com discursos próximos: “cropped”, “tênis” e “vestido longo” são elementos que unem desde @consueloblocker até @thassianaves e @lutranchesi.

E o que as redes sociais dizem?

O queridinho da vez

Imagem 2: Gráfico de Termos Relacionados do War-Room STILINGUE

Representando mais de 20,2% dos conteúdos sobre moda verão 2021 nos últimos 3 meses, vestidos superaram os tradicionais maiôs e biquínis.

Neste ano, a aposta vai para os vestidos da modelagem longa, estampados e com tecidos que promovam “fluidez” e “leveza”, em especial “laise” e “viscose”

Destaque ainda para modelos com “mangas princesa” e “mangas bufantes”.

Moda Praia

Enquanto isso, internautas consideram na Moda Praia 2021 peças com menos estampas e desenhos, e investem em colorações sólidas como branco, lilás, verde e até mesmo o tom neon

Preocupações com proteção UV e forro antialérgico também se mantém neste ano e tecidos com essa tecnologia se fortalecem.

Calçados

Imagem 3: Gráfico de Termos Correlacionados do War-Room STILINGUE

Se o pedido é conforto, elegância e estilo, fiquem atentos às sandálias de salto bloco em tons pastéis e às rasteirinhas.

Destaque para aparecimento de marcas como Arezzo e Bottero entre as narrativas em aceleração.

Chapéus

Para combinar e incrementar o look com muito estilo e sofisticação, neste ano, a procura por chapéus deve aumentar: nos últimos 3 meses registrou-se uma média de 28% no número de referências aos acessórios nas redes sociais.

Os destaques vão para os modelos Bucket ou Balde, de abas mais curtas e o Paris, feito de palha, seja aba curta ou longa, que têm agradado os fashionistas.

T-shirts

Imagem 4: Gráfico de Termos Relacionados do War-Room STILINGUE

E como o conforto não pode ser deixado de lado, as camisetas estão entre as opções mais lembradas para looks clássicos que nunca saem da moda.

Em quem ficar de olho?

Nos últimos 3 meses, as 10 principais marcas mais influentes sobre moda Verão 2021, considerando metodologia AAA da STILINGUE, foram:

  1. Modak10
  2. Riachuelo
  3. Lojas Renner
  4. Studio Z Calçados
  5. Arezzo
  6. Marisa
  7. Bella Lótus
  8. Pitbull Jeans
  9. Le Lis Blanc
  10. Luiza Barcelos

E agora? Preparados para aproveitar o verão?

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.