Drops de mercado | Maio 2020

Com o isolamento social, o entretenimento foi para dentro das casas dos consumidores e as lives se tornaram umas das melhores alternativas para conversar com o público e podemos analisar que as marcas de cerveja tiveram uma forte atuação nos eventos. Como a categoria foi impactada pela nova forma de entretenimento?   

Gráfico Publicações no tempo do War – Room STILINGUE | Período: 01/03 – 26/05

O gráfico acima representa o evento das lives no contexto da categoria de cerveja somando um total de 23 mil publicações. O primeiro show transmitido foi do Gusttavo, dia 28 de março, mas ainda era novidade.
Já o primeiro pico, que podemos observar, é do Jorge e Mateus, que representou 11% nas publicações do mês de abril. E cada um dos picos no gráfico representa as transmissões das lives.

Como a categoria de cerveja esta inserida no contexto?
As marcas mais mencionadas são Brahma 59%, Skol 23% e Heineken 12% e o malte aparece com maior relevância dentre os ingredientes como trigo, lúpulo e milho, muito devido ao lançamento da Brahma Duplo Malte que patrocinou diversos shows.

A inserção da Brahma na transmissão surtiu efeito gerando desejo de compra e curiosidade para experimentar o produto que foi declarado abertamente pelos consumidores nas redes sociais.

Publicações coletadas no War-Room da STILINGUE

Uma maneira de identificar a presença do consumidor nas redes sociais durante as transmissões foi através das publicações das hashtags dos eventos. A mais publicada no contexto das lives na categoria de cerveja foi da dupla Jorge e Mateus, #JeMBrahmaLive, que representou 5% das publicações, mostrando assim a interação durante o evento.

Considerações: A inserção da marca durante as transmissões é uma maneira de se conectar com o consumidor ainda mais quando podemos capturar o desejo e intenção de compra do produto.
Um fato relevante para as marcas é voltar a sua presença para as mídias sociais, já que 55% dos brasileiros afirmaram ter aumentado o uso de redes sociais ou aplicativos de mensagens durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Global Web Index.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.