Drops do mercado | Agosto 2020

Uma das grandes expectativas do público que joga vídeo game é o lançamento dos jogos. Nesse sentido, assim que surge uma novidade desse universo, o assunto vira bastante comentado e discutido nas redes sociais. Por exemplo, personagens exclusivos apenas para um console específico.

Partindo desse assunto, no blog já foi criado alguns drops sobre essa temática do universo games. Decidimos então, monitorar o Homem-Aranha devido o foco que teve sobre ele após a divulgação da Sony em usá-lo como opção de personagem no jogo dos Vingadores.

Homem-Aranha

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Filtro: 05/07 a 05/08

No gráfico acima, é notável que durante o mês de julho e agosto houveram dois picos sobre o assunto. O primeiro se deu no dia 22 de julho devido a comentários sobre a Netflix retirar o filme do super herói do catálogo e expectativas sobre o filme Homem-Aranha no Aranhaverso 2.

Já no dia 3 de agosto, a comoção do grande número de menções surgiu através de divulgações do Homem-Aranha como personagem exclusivo para Playstation, no jogo dos Vingadores.

Menções sobre o lançamento do jogo

Gráfico 02: Termos Relacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 02: Termos Relacionados do Radar STILINGUE
Filtro: 02/08 a 05/08

Dentre as publicações, as pautas que englobaram o lançamento do personagem no jogo foram o console da Sony em conjunto ao termo “exclusivo”, além das menções de alguns heróis ao lado da novidade, como Thor e Batman.

Como o personagem do Homem-Aranha foi disponibilizado apenas para consoles da Sony, as publicações ficaram divididas quando os amantes e consumidores do X Box da Microsoft apareceram, para assim mostrar seu ponto de vista e defender o console favorito.

Publicações retiradas do Radar STILINGUE
Publicações retiradas do Radar STILINGUE

Ou seja, o debate se resumiu a direto de imagem, valor do jogo e ofertas. Apesar de 30% das menções serem positivas em defesa da posição da Sony e ansiedade do lado dos amante de games, um pouco menos que isso (28%) foram negativas, e 43% permaneceram neutros.

Por fim, a propagação da notícia teve uma ajuda de algumas páginas engajadas de entretenimento e mundo pop, como por exemplo:

Gráfico 03: Principais Publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 03: Principais Publicadores do Radar STILINGUE

Além do mais, os canais mais utilizados pelos publicadores foram o Twitter (75%), seguido do Facebook (9%), e ocupando o terceiro lugar o Youtube (7%). Já o perfil dos internautas, o masculino foi o maior (66%), seguido do feminino com metade (33%).

Considerações

O monitoramento pode permitir conhecer não só os amantes da marca, como também entender o motivo dos haters. É importante saber quem são essas pessoas e o que estão comentando sobre ela, para assim criar estratégias para os dois cenários.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.