Drops do Mercado | Outubro 2020

Na última sexta-feira (02/10), a Amazon Prime Video liberou a segunda edição do Savage X Fenty Show, sua parceria com a empresária/cantora Rihanna e contou com nomes famosos como Lizzo e Paris Hilton.

Como sabemos que a transmissão do espetáculo é exclusiva para os assinantes da Amazon Prime, fizemos um resumo dos principais momentos, contando tudo o que o público comentou e gerou mais publicações nas redes sociais.

Sobre a Savage X Fenty

Inspirada em seguir um novo desafio na sua carreira de empresária, Rihanna abriu a própria linha de roupas íntimas e queria que a marca contemplasse os mais diversos tons e formas, a Savage X Fenty. O primeiro desfile da marca de lingerie em parceria com a Amazon Prime, aconteceu durante a Semana de Moda de Nova York,  em 2019, e ele chamou a atenção pela superprodução com apresentações de músicos, muita dança, além de convidados especiais.

Em 2020, devido a pandemia, o show foi gravado sem plateia como a sua primeira edição. As expectativas para ver o show completo eram grandes, e Riri não decepcionou com uma apresentação impactante, poderosa e que foi uma aula de inclusão, empoderamento e positividade.

Dados Gerais

Entre os dias 09/09/2020 e 08/10/2020 foram analisadas cerca de 3.646 publicações com referências a este universo. Dentre as quais, separamos alguns destaques em nossa análise.

Fazendo uma busca pelo nome “Savage X Fenty” no Radar da Stilingue para o período ,3.646 publicações foram coletadas no nosso monitoramento, com picos em dois dias. Um mais tímido no dia 17/09 quando a data do evento foi divulgada, que gerou 156 publicações, e outro pico na data do lançamento, dia 02/10, gerando 1.486 publicações.

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

O que falaram sobre o lançamento?

Gráfico 02: Termos correlacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 02: Termos correlacionados do Radar STILINGUE

FENTY 

Fenty, a marca de Luxo criada pela Rihanna em 2017, foi de novo um dos assuntos mais comentados no dia do lançamento do show. A marca que começou com uma linha de maquiagens, se desdobrou em roupas, sapatos e acessórios, e a Rihanna usou o show como uma vitrine para os produtos da sua linha.

Diversidade/Corpos

Espectadores elogiaram mais uma vez a Savage x Fenty por dar um show de diversidade, abraçando os mais variados tipos de corpos e culturas diferentes. Além das lindas modelos femininas, o show nos apresentou esse ano oficialmente aos primeiros produtos da linha masculina. Os modelos chamaram bastante atenção do público na internet por ser a primeira vez que viram modelos plus size masculinos.

Bruna Marquezine

A atriz brasileira Bruna Marquezine, nem precisou participar da gravação do show na gringa para ser um dos assuntos mais comentados do dia. Bastou um tweet exaltando a cantora Rihanna, para ser um dos assuntos mais comentados pelos blogs. A atriz, que já demonstrou outras vezes sua paixão pelas cantoras pop internacionais, mostrou a força do seu nome aqui no Brasil.

Religião

Por fim, por mais diversa que a equipe de modelos fosse, o show não conseguiu fugir de uma polêmica. Uma das músicas escolhidas para o desfile, contém trechos do Alcorão , texto islâmico, o que foi considerado ofensivo. Diante de toda essa repercussão, nesta terça-feira (6), Rihanna usou suas redes sociais para se pronunciar e pedir desculpas sobre o caso. Mesmo com o “cancelamento” da marca pelo deslize, o show ainda se manteve com 43%  e 37,8% de comentários positivos e neutros, contra apenas 19% de publicações com o sentimento negativo.

Participações Mais Comentadas

  • Rihanna Cantora
  • Demi Moore Atriz
  • Lizzo Cantora
  • Willow Smith Cantora
  • Bella Haddid Modelo

Considerações

“Quem lacra, lucra?” Os números mostram que sim! Com o Social Listening conseguimos avaliar que as marcas são muito beneficiadas ao buscar ampliar a representatividade de suas produções. A premissa usada pela Fenty, ajudou a alavancar ainda mais a visibilidade da marca no mercado, e grupos de minorias, que nunca se sentiram representados pela mídia, se tornam grandes apoiadores e divulgadores da marca.

“Os consumidores buscam por marcas que representam o que eles acreditam.”

Author

Iuri Pires, mineiro, 26 anos, é formado em Administração, mas sua paixão pelo Marketing fez ele fazer uma pós na área de Comunicação e Marketing Digital pela ESPM. O despertar da paixão pelo mundo digital começou quando ele fez estágio em um E-Commerce, e hoje ele integra o nosso time de Analista de Atendimento ao Cliente, trazendo insights de como melhor aproveitar nossa plataforma.