Drops do mercado | Julho 2020

A abertura de diversos estabelecimentos comerciais já foi anunciado pelo governo e o que está em discussão agora é a volta às aulas das escolas brasileiras.

Porém há uma forte discussão na segurança dos alunos e o quanto as escolas terão a infraestrutura para mantarem um monitoramento ativo para evitar o contágio dentre os alunos e funcionários.

Portanto como a população está enfrentando as notícias sobre a abertura das escolas é o que vamos analisar aqui hoje.

Publicações ao tempo do War-Room STILINGUE

A tendência das publicações reporta o pico de publicação no dia 24 de junho quando ocorreu a coletiva de imprensa do governo de São Paulo anunciando o retorno gradativo das aulas no estado.

De forma geral o volume de publicações sobre o contexto em julho, até o dia 23, gerou 15% mais publicações que no mesmo período do mês anterior.

Publico e Sentimento

O público que mais comenta são as mulheres porém dominado por sentimento negativo diante das circunstâncias, 37% contra 21% positivo.

O que o público está comentando sobre?

Período: 01/abr a 23/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Primeiramente podemos ver a os comentários em cima do estudo divulgado pelo instituto Fiocruz, onde analisa que a volta às aulas pode colocar em risco milhões de adultos e idosos.

Os comentários possuem conotação de indignação da população com a decisão dos governadores do Rio de Janeiro e São Paulo em anunciarem a abertura das escolas.

Em segundo lugar podemos encontrar os alunos desejando a volta das aulas presenciais

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Mas também aqueles que estão divididos, com saudades porém com medo de contrair o vírus.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Ainda, há a discussão dos pais sobre a da volta das escolas particulares, levantando a dependência financeiras e a diferença com as escolas públicas

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

E por último as empresas publicadoras sobre o contexto e envolve o debate da volta às aulas e a discussão sobre as medidas que estão sendo adotadas para um retorno seguro.

Considerações

De forma geral ainda temos a população preocupada com o retorno das aulas presenciais no entanto os alunos demostram certa ansiedade para a volta mas com preocupação em contrair o vírus.

Por fim, escutar a opinião sobre a preocupação da população diante do contexto é uma forma de se preparar da melhor forma possível.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.