Drops do mercado | Junho 2020

Realizamos uma análise sobre a #CancelaoAnoLetivo2020 que tiveram mais de 11 mil citações onde uma parcela da população adere ao movimento considerando a discrepância de condições e realidade dos alunos. O movimento considera a saúde mental de pais e filhos, bem como questiona a qualidade dos serviços online ofertados via EAD.

Por consequência temos o cenário da educação domiciliar, prática conhecida como homeschooling ou ensino domiciliar, adotada por pelo menos 11 mil famílias brasileiras, segundo Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned).

O que está acontecendo com o homeschooling?

Período: últimos três meses
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Com a análise dos últimos três meses sobre o modalidade de ensino e de estudar de casa, tivemos mais de trinta mil publicações.
Mãe, pai e filhos são as peças centrais para que o ensino aconteça e podemos encontrar mais de quatro mil publicações do termo homeschooling que possui 4 vezes mais publicações que os termos em português ensino ou educação domiciliar no período.

Em geral as discussões que envolvem o termo são de grande incertezas do que é de fato o homeschooling e ainda temos a discussão que não é a mesma coisa que o ensino a distância (EAD).

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

Ainda podemos encontrar que existe um movimento para o governo aprovar o projeto de lei que regulamenta a educação domiciliar no Brasil, mas é importante se atentar que é necessária uma infraestrutura para que aconteça, como fornecer materiais de estudo e acesso a internet na casa de muitos brasileiros.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

E o papel dos pais diante da necessidade de ensino domiciliar?

Em geral vemos que alguns não teriam condições plenas para ensinar os seus filhos e o desgaste que ocorre entre os pais e filhos e passa a levantar o quão importante é o papel do professor que deveria ser mais valorizado.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: O ensino domiciliar ou homeschooling ainda precisa passar por uma estruturação pois vemos que diante da situação socioeconômica brasileira veríamos pouca assistência às famílias que precisam ensinar os seus filhos nesse período além de clarear o que é de fato responsabilizável da escola e dos pais.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.