Quando eu era mais nova, Dia das Mães era sinônimo de colocar meus dons artísticos em prática. Ficava trancada no quarto, pra não correr o risco de ser pega em flagrante, e já separava: folha sulfite, cola, lápis de cor e canetinha. Às vezes, com um pouco mais de inspiração e ousadia, arriscava com uns pedaços de tecido, fios de lã ou até macarrão.

Saía de tudo: cartões ultra coloridos, calendários, origamis e desenhos da família.

Ivete, como toda mãe, sempre recebia com um sorriso largo, fazia comentários encorajadores e guardava todos eles em uma pastinha dentro do armário. 

Toda galeria de obra de arte ainda está lá. Junto com as da minha irmã. Vinte e tantos anos depois.

Com o tempo, os presentes foram ficando menos manuais, um tanto quanto mais elaborados e, espero que bem mais úteis.

Entretanto se em 2019, você, como eu, ainda está com um pouquinho de dúvidas sobre o que dar de dia das mães, a STILINGUE veio te ajudar. Listamos os presentes que estão sendo mais lembrados. E também, os que estão ficando de lado…

Imagem 1: Gráfico Matriz Comparativa  do War-Room STILINGUE dia das mães
Imagem 1: Gráfico Matriz Comparativa do War-Room STILINGUE

Moda

Representando mais de 55% do volume analisado estão menções a bens de consumo como roupas, calçados, acessórios, joias e bolsas. 

Marcas como as fast fashions Marisa e Renner; o e-commerce Dafiti; as lojas de departamento Lojas Leader e Havan e as joalherias Pandora e Prata Fina foram as mais influentes do período. Mesmo com abordagens e público-alvos distintos, elas conseguiram alcançar mais de 11 milhões de perfis e atrair engajamento significativo para suas campanhas. 

Por outro lado itens de maquiagem, perfumes e cremes vêm logo atrás, com menos destaque,  e representando mais 8% da amostra.

Diversos

Imagem 2: Gráfico de Termos Relacionados do War-Room STILINGUE dia das mães
Imagem 2: Gráfico de Termos Relacionados do War-Room STILINGUE

Nada de “panelas”, ein! Trazendo uma mensagem mais pessoal estão canecas, almofadas e porta-retratos. Presentear sua “rainha” e demonstrar todo o “carinho” e “amor” são os recados mais frequentes.

Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos

A princípio, cerca de 2 mil perfis comentaram sobre estas categorias. Com baixa frequência e relevância, celulares foram os mais mencionados, seguidos por televisões e geladeiras. 

Almoço de domingo para o Dia das Mães

Imagem 3: Gráfico de QUANDO estão falando do War-Room STILINGUE dia das mães
Imagem 3: Gráfico de QUANDO estão falando do War-Room STILINGUE

Com dúvida sobre o cardápio para o almoço de domingo? Entre às 11h e 13h, o debate inclui desde receitas mais sofisticadas como a espanhola paella, até lasanhas de forno e o tradicional frango assado. 

E, claro, muito chocolate de sobremesa! Por exemplo brigadeiros, tortas, pavês e pães de mel são uma ótima escolha. 

Enquanto isso…

Pouco se disse sobre experiências: turismo (viagens e passeios); cultura e entretenimento (cinema, teatro ou shows) e cuidados pessoais (dias de beleza, massagens ou spa) também registraram menos de 5% cada. Sendo preocupações mais frequentes do público feminino. 

Lembrancinha para o Dia das Mães

O termo “lembrancinha” esteve em quase 2% das publicações. Para provar que mãe só muda de endereço e que bons presentes são atemporais: para quem está com pouco dinheiro para investir, a ordem ainda é dar asas à imaginação, se apoiar no artesanal e produzir seu próprio presente. Portanto, vale tudo, de itens de decoração até doces, mas sempre com muito carinho!

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.