Drops do mercado | Junho de 2020

No dias atuais é muito comum encontrar uma embalagem de produto que consta a redução do tamanho mas o preço se mantém gerando desconforto entre os consumidores. No entanto essa prática não é ilegal desde que a empresa responsável informe na embalagem a redução de maneira clara, precisa e ostensiva, segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor.

Através do monitorando da redução da embalagem nos meios digitais dentro de um ano podemos observar que o meio mais usado para comentar e reclamar é o Twitter seguido pelo Reclame Aqui e Facebook.

Canais que acumulam publicações sobre a redução da embalagem

Quais são as narrativas que envolvem o contexto?

Período: 04/06/19 a 05/06/20
Gráfico Termos Relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Preço

Em primeiro lugar preço é o mais o mais comentado pois ele não diminui à medida que embalagem reduz o seu tamanho.
Podemos encontrar constatações de categorias variadas como alimentos e bebidas, produtos de limpeza e até produto de beleza.

Publicações retiradas do War-Room STILINGUE

Abandono do produto

O consumidor ao notar que teve redução na embalagem chega até comentar que não gostaria mais de comprar o produto pois se sentiram enganados.

Publicações retiradas do War-Room STILINGUE

Transparência na comunicação

Como o consumidor é o mais impactado, a comunicação da empresa deveria ser clara e transparente ao informar o motivo da alteração do produto ou embalagem e a embalagem não deveria ser o único meio de conter a informação.

Publicações retiradas do War-Room STILINGUE

Considerações: Apesar da prática não ser ilegal o consumidor acaba se sentindo ileso pela mudança já que o mesmo não encontra benefícios diante do novo produto e tampouco é comunicado sobre certa modificação.
O desconforto portanto pode levar o consumidor a abandonar a marca podendo impactar diretamente na receita da empresa.
Tendo em vista os aspectos observados, a marca poderia se comunicar através dos meios digitais, que é utilizado pelo consumidor, para exteriorizar seu descontentamento.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.