Ontem foi o dia nacional da pizza!

Amada pelos brasileiros e pode ser apreciada nos mais diversos sabores.

Está na mesa em aniversários, reuniões e sábados preguiçosos. É a queridinha dos rodízios.

É tão versátil que pode ser prato principal, sobremesa ou ainda requentada no café da manhã.

Redonda e famosa! 🍕

Vai uma pizza?

Dia 10 de julho de 1985 foi instituído o dia nacional da pizza pelo secretário de turismo da época Caio Luís de Carvalho. Isso porque houve um concurso estadual em SP para eleger as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Assim, entusiasmado com a repercussão do concurso, no dia do encerramento o secretário instituiu esse dia. 

O prato de origem italiana é um sucesso no país inteiro. Então, raros são os brasileiros que não gostam. Com efeito, das publicações coletadas sobre pizza no dia de ontem, 35% foram no estado de São Paulo. 

Faz sentido, levando em conta que, devido à intensa imigração italiana, a cidade de São Paulo é considerada a capital nacional da pizza.

Imagem 1: Gráfico de distribuição por regiões War-Room STILINGUE

Uma análise sobre o dia nacional da pizza

No dia 10 de julho de 2019, 2.726 publicações foram coletadas sobre o tema, 189% a mais do que no dia anterior. Dessas, 45,4% foram feitas no Instagram. Em segundo lugar no ranking está o Twitter, com 33% das publicações. Logo em seguida, temos os portais de notícias, com o percentual de 7,2% de publicações.

Imagem 2: Gráfico de distribuição por canais War-Room STILINGUE

Dessa maneira, durante o dia nacional da pizza, os pizzalovers e as organizações escolheram se manifestar principalmente pelo Instagram.

Imagem 3: Gráfico de distribuição por gênero War-Room STILINGUE

As mulheres (46%) foram as que mais publicaram sobre o tema, logo em seguida organizações (32%) – especialmente por ser o dia da pizza, a quantidade de publicações de marcas teve uma crescente – e, por último, os homens (22%).

Quando os amantes mais pensam em pizza?

A hora em que mais usuários falaram sobre o tema foi no fim do dia, quando bateu aquela fominha. A saber, o auge de publicações sobre o prato aconteceu às 18h. Seguido por 20h, 10h e 12h da manhã. Enquanto no período da manhã, organizações foram os principais tipos de usuários, à noite, identificou-se predominância de usuários comuns.

dia nacional da pizza
Imagem 4: Gráfico de QUANDO estão falando do War-Room STILINGUE

Quais são os sabores mais falados?

O sabor mais falado no dia nacional da pizza foi calabresa (21%): saborosa e tradicional. Em segundo lugar falou-se muito em mussarela (17%). Em terceiro lugar, ficou a elaborada portuguesa (8%). Marguerita, frango com catupiry e chocolate também tiveram alto volume de publicações.

dia nacional da pizza
Imagem 5: Gráfico de distribuição por grupo War-Room STILINGUE

Principais narrativas no dia nacional da pizza 

dia nacional da pizza
Imagem 6: Grafo de termos correlacionados War-Room STILINGUE

Dentre as publicações coletadas e discursos mais encontrados, estavam, sobretudo, a história e a origem da pizza. O porquê do dia 10 de julho ser considerado a data oficial para celebrar foi um dos destaques. Ademais, tutoriais de como fazer receitas de pizza, por exemplo uma que leva molho de tomateazeite e uma colher de chá de fermento; e promoções também foram identificados.

Por fim, há ainda quem simplesmente demonstrou vontade de comer uma pizza de chocolate.

Se você é um(a) pizzalover como eu, esse papo todo te deixou louco(a) por uma, né? Então, aproveite para compartilhar essa delícia com sua família, seus amigos ou seu crush.

Seja em uma pizzaria, no sofá da sua casa vendo um filminho, ou reunido(a) à mesa com pessoas queridas.