Quem nunca ouviu falar que planejamento é tudo? Pois é, com o calendário de datas comemorativas não seria diferente. É a partir dele que toda estratégia de ações sazonais se inicia. Quanto antes você se preparar, melhor os resultados alcançados. 

Dentre as principais estratégias de marketing digital para essas datas, temos o apelo emocional, onde é possível trabalhar gatilhos mentais com a sua audiência. A receita para o sucesso do seu negócio pode envolver estratégias promocionais ao criar antecipação e curiosidade em torno do seu produto. 

Essas datas afloram sentimentos festivos e de urgência ao consumidor, principalmente por trazerem necessidades e desejos de compra de produtos exclusivos.  

Social Listening para Datas Comemorativas

Ter uma estratégia robusta de Social Listening garante a aproximação com os clientes e seus sentimentos em relação a marca. Especialmente em datas sazonais, como por exemplos nestas análises que fizemos sobre Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e Natal. 

Além disso, explorar todos os recursos da STILINGUE potencializa a sua estratégia de monitoramento nos canais sociais.

Veja abaixo algumas dicas valiosas para incluir em seu planejamento:

  • Identifique as datas: além de mapear as datas mais importantes para o seu negócio, não se esqueça de avaliar as menos concorridas para planejar ações diferenciadas e gerar novas oportunidades;
  • Monitore periodicamente: acompanhe o antes, o durante e o depois das ações realizadas;
  • Pesquise seus concorrentes: um benchmarking ajuda a entender outras estratégias e até mesmo encontrar inspirações;
  • Conheça seu histórico: ao pesquisar com profundidade ações anteriores é possível encontrar referências e aprimorá-las;
  • Entenda seu público: faça um pré-monitoramento com o Radar para entender quais são suas preferências e o seu comportamento nas redes sociais;
  • Crie conteúdos originais: procure entender a data de forma ampla mapeando as conversas para se posicionar de forma criativa e original;
  • Descubra influenciadores: durante o monitoramento podem surgir potenciais parceiros da sua estratégia.

Relatório prático

Para te ajudar, o time de Education da STILINGUE produziu um modelo de relatório de Datas Sazonais com foco em dados oriundos do Social Listening.

Veja dicas de como utilizar os gráficos do War-Room STILINGUE e formas de incrementar suas análises.

Author

Fernando Louro é formado em Jornalismo com experiência em comunicação e marketing digital. Desde 2010 no mercado, trabalhou em empresas de mídia impressa, portais de notícias e tecnologia. Atuou como Redator, Editor de Conteúdo, CM e Especialista em Mídia programática. Na Stilingue, trabalha com produção de conteúdo, capacitação de clientes, e com criação de estratégias para diversos segmentos.